10 out

Roteiro de viagem por Portugal: 5, 7, 10 e 17 dias!

Se existia um país que estava entalado na nossa garganta antes da nossa volta ao mundo, esse país era Portugal. Ensaiamos visitá-lo algumas vezes antes de finalmente conseguirmos pisar e desbravar a famosa terrinha. No começo do planejamento da volta ao mundo, quando começaríamos o roteiro pela Europa, lá estava ele bem no início da nossa aventura: seria o primeiro país a ser visitado! Mudados os planos, acabou ficando exatamente na outra ponta, como o último. E definitivamente não poderíamos ter tido uma melhor despedida para a nossa grande viagem!

Muitas vezes usado como “passagem” para Espanha, França, Itália e outros países do continente, um roteiro de viagem por Portugal deve e merece ser feito com muito mais calma. Lisboa e Porto são as suas mais conhecidas representantes e, claro, não ficarão de fora da maioria dos roteiros. Mas existe muito, muito mais para ser visto na terra dos nossos descobridores! E esse post vai te dar dicas e te mostrar exatamente como isso é possível! Vamos lá?

+ Planejando sua viagem por Portugal? Confira este nosso outro post com dicas de onde se hospedar por lá!

 

Roteiro de 17 dias em Portugal – o nosso roteiro!

Como acabamos visitando Portugal durante a nossa volta ao mundo, felizmente pudemos montar um roteiro de viagem bem completo, explorando o país de norte a sul. Ou, no nosso caso, de sul a norte! E por sul leia-se a região do Algarve, pouco visitada por nós brasileiros mas adorada pelos europeus, principalmente ingleses que deixam o lugar até animado demais no verão (por animado entenda bagunçado). E porque nós acabamos indo parar lá? Porque além das suas lindas praias (veja a praia Dona Ana aqui na nossa lista de Top 10 Praias), temos amigos que moram na cidade de Albufeira e que não víamos há anos. A combinação praia maravilhosa + amigos não poderia dar errado!

Ficamos em Albufeira por 3 dias, passeando pela região que inclui as cidades de Lagos e Portimão. De lá, partimos para Lisboa de trem. Os mais experientes perguntarão: “mas porque não de carro?”. Simples: pois sabíamos que em Lisboa não precisaríamos de carro para andar na cidade, então não fazia sentido alugá-lo desde o Algarve e pagar diárias desnecessárias. Sábia decisão, pois Lisboa é uma delícia para se andar a pé e, claro, de bonde! Ou melhor, de eléctrico! Fique na região de Alfama (confira aqui os melhores hotéis por lá!) e aproveite tudo o que a capital lusitana tem a oferecer. Nossos 5 dias por lá foram suficientes, apesar da vontade de nunca mais ir embora! Um bate-volta nas cidades de Cascais e Estoril é praticamente obrigatório; as cidades são destino dos lisboetas no verão, então espere uma multidão se estiver por lá nesta época.

+ Sabia que Lisboa tem mais de 1700 opções de hospedagem? Veja aqui as melhores opções da cidade!

No último dia em Lisboa alugamos um carro, já com a devolução prevista para o Porto, de onde saiu o nosso voo de volta ao Brasil. Caso consiga emitir o seu voo chegando em Lisboa e saindo por Porto (ou vice-versa) certamente será um bom negócio, pois você não terá que fazer o trajeto de volta à sua origem! Caso não consiga, terá que ou pegar um voo do Porto para Lisboa ou então encarar os cerca de 320km de que separam as duas cidades de carro, ônibus ou trem. É um pouco puxado mas provavelmente fica mais em conta do que o voo, além de você poder reservar o carro retirando e devolvendo em Lisboa, deixando assim o aluguel mais barato.

À partir de Lisboa começamos a “subir” rumo ao norte do país. Fizemos paradas de uma noite em Sintra (para visitar o seu famoso Palácio Nacional da Penha e o maravilhoso Palácio de Queluz), em Óbidos (ahhh, os seus muros…) e em Leiria (o Mosteiro da Batalha está a apenas 15km). Em Coimbra decidimos ficar por duas noites, com mais tempo para visitarmos a sua Universidade de forma apropriada, sem esquecer da maravilhosa Biblioteca Joanina. Como disse anteriormente, de Lisboa a Porto direto são 320km mas com essas paradas todas gastamos um pouco mais, 390km. Se valeu a pena? Bom, acho que nem preciso falar!

A última parada foi no Porto, onde ainda estávamos de carro. Acabamos não devolvendo logo no primeiro dia e foi ótimo, pois conseguimos fazer o bate-volta a Braga e Guimarães sem a menor dificuldade (são apenas 55km de distância até Braga e depois só mais 25km até Guimarães), além de irmos para o aeroporto de carro também. E vamos combinar que mais 2 ou 3 dias com o carro alugado não vão pesar tanto assim no orçamento da sua viagem, não é mesmo? Pela praticidade que você terá para explorar a região, certamente compensa! O nosso roteiro de 17 dias por Portugal ficou assim, ó:

Dia 1: Faro (chegada no final da tarde)
Dia 2: Albufeira (bate-volta em Lagos / Portimão)
Dia 3: Albufeira
Dia 4: Albufeira > Lisboa
Dia 5: Lisboa
Dia 6: Lisboa
Dia 7: Lisboa
Dia 8: Lisboa (bate-volta em Cascais / Estoril)
Dia 9: Lisboa > Sintra
Dia 10: Sintra > Óbidos
Dia 11: Óbidos > Leiria
Dia 12: Leiria > Coimbra
Dia 13: Coimbra
Dia 14: Coimbra > Porto
Dia 15: Porto
Dia 16: Porto (bate-volta em Guimarães e Braga)
Dia 17: Porto (saída a qualquer horário)

Roteiro de 10 dias em Portugal

Bom, a partir de agora é que começa a parte complicada deste post: diminuir os dias dos roteiros! Sabemos que uma viagem de férias de 17 dias somente por Portugal é realmente apenas para aqueles que são muito fãs do país ou que querem uma experiência bem completa. Mas o “normal” neste caso seria “dar um pulinho” em algum outro país, seja ele Espanha, França, Itália ou qualquer outro “clássico” europeu. Então acredito que as dicas de roteiros de 10, 7 e 5 dias façam mais sentido e sejam até mais úteis para o viajante que quer conhecer Portugal. Então vamos lá, bora cortar dias dos roteiros!

+ Está pensando em incluir Sintra no seu roteiro em Portugal? Aproveite para já conferir as melhores opções de hospedagem por lá!

Minha sugestão para um roteiro de 10 dias por Portugal é começar tirando a região do Algarve. “Ué, mas você não falou ali em cima que a região tinha praias maravilhosas?”. Sim, e tem mesmo! Mas eu tenho certeza de que o nosso Brasilzão é muito melhor servido de praias e que você pode deixar para uma outra oportunidade, ainda mais se a sua viagem não for no verão. E como ainda assim não chegaríamos em 10 dias, ficam duas opções de roteiros: uma mais “pinga-pinga”, para quem gosta de visitar o maior número de cidades possível; e outra com um pouco mais de tempo mas em um menor número de destinos. Veja como ficaram:

Roteiro de 10 dias em Portugal – Opção 1

Dia 1: Lisboa
Dia 2: Lisboa
Dia 3: Lisboa (bate-volta em Cascais / Estoril)
Dia 4: Lisboa > Sintra
Dia 5: Sintra > Óbidos
Dia 6: Óbidos > Leiria
Dia 7: Leiria > Coimbra
Dia 8: Coimbra > Porto
Dia 9: Porto (bate-volta em Guimarães e Braga)
Dia 10: Porto (saída a qualquer horário)

Roteiro de 10 dias em Portugal – Opção 2

Dia 1: Lisboa (chegada a qualquer horário)
Dia 2: Lisboa
Dia 3: Lisboa (bate-volta em Cascais / Estoril)
Dia 4: Lisboa > Óbidos
Dia 5: Óbidos > Coimbra
Dia 6: Coimbra
Dia 7: Coimbra > Porto
Dia 8: Porto
Dia 9: Porto (bate-volta em Guimarães e Braga)
Dia 10: Porto (saída a qualquer horário)

Veja que no Roteiro de 10 dias em Portugal – Opção 1, os bate-volta ficaram um pouco espremidos tanto em Lisboa quanto no Porto. Eu particularmente preferiria ficar mais tempo na cidade e explorar um pouco mais suas atrações do que correr na cidade vizinha para dar uma passada rápida.

+ As melhores ofertas de hotéis em Coimbra estão aqui, confira!

Já para o Roteiro de 10 dias em Portugal – Opção 2, fica a decisão de ficar uma noite mais em Óbidos ou em Coimbra. Se você é mais romântico e prefere passar um dia mais tranquilo em uma cidade mais pacata, Óbidos é a pedida. Já se você prefere uma cidade um pouco maior, universitária, com mais opções de atividades, certamente Coimbra se encaixará melhor ao seu perfil. Nossa escolha foi Coimbra e não nos arrependemos, apesar de sentirmos saudades de Óbidos até hoje… Dúvida cruel!

Roteiro de 7 dias em Portugal

Agora complicou de vez… Minhas dicas de roteiro para você que tem apenas 7 dias em Portugal é se focar nas suas duas maiores cidades e, entre elas, fazer uma parada de uma noite em Óbidos ou em Coimbra, seguindo o mesmo racional que comentei no parágrafo anterior. Ficaríamos então com o seguinte roteiro:

Dia 1: Lisboa (chegada a qualquer horário)
Dia 2: Lisboa
Dia 3: Lisboa > Óbidos
Dia 4: Óbidos > Porto
Dia 5: Porto
Dia 6: Porto (bate-volta em Guimarães e Braga)
Dia 7: Porto (saída a qualquer horário)

+ Dica de hospedagem: a região da Baixa do Porto é a que concentra o maior número de hotéis no Porto. Confira aqui as opções!

Note que o bate-volta a Cascais / Estoril não tem vez aqui, caso contrário você mal teria tempo para aproveitar Lisboa. E certamente o bate-volta a Guimarães e Braga é para ser pensado direitinho, pois consumirá um dos seus dias no Porto.

Roteiro de 5 dias por Portugal

E se montar um roteiro de 7 dias já era complicado, agora é uma questão de gosto mesmo. Um roteiro de 5 dias é definitivamente muito menos do que Portugal merece, mas se é esse o tempo que você dispõe para aproveitar o país, tenho duas dicas de roteiro:

Roteiro de 5 dias por Portugal – Opção 1

Dia 1: Lisboa (chegada a qualquer horário)
Dia 2: Lisboa
Dia 3: Lisboa > Porto
Dia 4: Porto
Dia 5: Porto (saída a qualquer horário)

+ Se na volta do Porto para Lisboa você precisar de hospedagem, são várias as opções próximas ao aeroporto. Veja aqui todas elas!
Roteiro de 5 dias por Portugal – Opção 2

Dia 1: Lisboa (chegada a qualquer horário)
Dia 2: Lisboa
Dia 3: Lisboa
Dia 4: Lisboa (bate-volta em Cascais / Estoril)
Dia 5: Lisboa (saída a qualquer horário)

No Roteiro de 5 dias por Portugal – Opção 1 você terá que correr para ir de Lisboa a Porto e, por isso, minha sugestão é ir de avião (50m de voo) para ganhar tempo. Caso contrário gastará 3h indo de carro ou 3h40min indo de ônibus ou ainda pouco menos de 3h indo de trem.

Já no Roteiro de 5 dias por Portugal – Opção 2 você terá tempo suficiente para curtir um pouco mais de tudo o que Lisboa tem a oferecer, inclusive terá de volta a possibilidade de fazer o bate-volta em Cascais / Estoril que, como já comentei anteriormente, vale bastante a pena se você tiver tempo por lá.

Espero que essas dicas de roteiros de viagens por Portugal sejam úteis no seu planejamento! Caso você tenha qualquer dúvida, deixe aqui no comentário que teremos o maior prazer em ajudá-lo!



Isento-Rodape


Talvez você goste destes posts também...


Não seja egoísta... Compartilhe! :)

70 comentários em “Roteiro de viagem por Portugal: 5, 7, 10 e 17 dias!

  1. Simpatia esse blog, parabéns!!!
    Vou ficar 7 dias com meu marido, alguma sugestão de vinicula? Não quero as mais famosas, gostamos de passeios que não sejam pega turistas rss.,então gostamos das vitiviniculas, conversar com os donos etc..essas coisas
    beijos

    1. Olá Kati, tudo bem? Tudo depende muito do roteiro de vocês, da região que pretendem visitar! Portugal é um país de longa tradição vinícola e a verdade é que oportunidades de viver experiências incríveis não faltam por todo o país! Numa busca rápida, descobri que existem 397 vinícolas portuguesas que já foram premiadas internacionalmente, acredita? Incrível, não? Abraços, Thelma

  2. Olá.

    Vou seguir seu roteiro. Uma dúvida. Para conhecer os castelos, vinícolas e igrejas eu devo comprar algum ingresso antes? Ou eu chego de carro e posso entrar ?

    1. Olá Vanessa, tudo bem? Depende muito da época em que você viajará, viu? Durante a alta temporada, o país recebe muitos turistas e as cidades costumam ficar lotadas de viajantes! Os castelos e as igrejas não tem capacidade máxima, mas as vinícolas costumam ter uma quantidade máxima de visitantes por visita guiada, por exemplo. Talvez seja prudente enviar um email para as caves que você deseja visitar questionando-os a esse respeito!
      Super obrigada pela visita e boa viagem!
      Thelma

  3. Só comecei a ler os comentários, mas já fiquei muito grata (gratidão “alheia”, já que tem “vergonha alheia”..rsrs) pela disponibilidade de vocês em ajudar de forma tão despretensiosa. Especialmente pela simpatia da Thelma em cada resposta.

    Meus parabéns e obrigada por dividir valiosas dicas!

  4. Seu blog é maravilhoso!!!
    Eu e meu marido estamos indo Para Itália de 13/12 a 28/12 e Portugal chegando em Lisboa 29 /12 /2016 a 06/01/2017 . Gostaríamo conhecer algumas cidades. Quais cidades vc me indica ? Grata

    1. Olá Mércia, tudo bem? Considerando que vocês chegarão em Lisboa numa época especial, quando provavelmente algumas atrações estarão funcionando em horário especial (o Mosteiro dos Jerónimos, por exemplo, estará fechado no dia 01 de janeiro), eu acredito que vocês poderão se concentrar essencialmente em Lisboa (três ou quatro dias), fazendo alguns bate-voltas curtos até Cascais, Estoril e Sintra, por exemplo. Portugal é um país de pequenas dimensões e em teoria você teria tempo de chegar até Porto, no norte do país, mas eu pessoalmente prefiro conhecer bem o que está mais próximo do que “perder” tempo na estrada e conhecer superficialmente lugares interessantíssimos. Abraços, boa viagem e super obrigada pela visita! Thelma

  5. Thelma boa tarde. Seu site veio a calhar pra mim hj.
    Estou planejando ir à Portugal com meu esposo e minha mãe em Outubro/2017, creio que por uns 10 dias, chegando e voltando de Lisboa.
    Pensei em permanecer em Lisboa para explorar bastante e somente conhecer Sintra, Óbidos e talvez Porto.
    A melhor alternativa é alugar um carro ou dá pra fazer tudo de trem?
    Creio que Porto será a cidade mais longe e talvez por conta disso seja melhor pernoitar por lá…
    O que acha? Consigo colocar mais alguma cidade neste roteiro curto?
    Um abraço!!
    Aldrey

    1. Olá Aldrey, tudo bem? Lisboa é uma cidade maravilhosa, assim como Porto. O ideal é que você divida os seus 10 dias entre essas duas cidades e encaixe duas ou três paradas rápidas pelo caminho. Sintra e Óbidos estão literalmente no meio entre uma e outra, assim como as charmosíssimas Coimbra e Aveiro. Em Coimbra fica a Universidade de Coimbra e a suntuosa Biblioteca Joanina, já Aveiro é conhecida como a “Veneza portuguesa”. Você pode ficar quatro dias em Lisboa, seguir rumo a Porto fazendo paradas em Sintra, Óbidos e Aveiro, por exemplo, ficando mais quatro dias em Porto. Em relação ao transporte, a locação de um carro – ainda mais considerando que serão três adultos viajando – sempre é a melhor alternativa, principalmente pela maior mobilidade, flexibilidade que um carro irá lhe oferecer. Espero ter lhe ajudado! Abraços, Thelma

  6. Olá Tadeu e Telma,

    o blog de vocês é fascinante… parabéns! Conheço um pouco Portugal, especialmente Lisboa, Almeirim e Algarve e gostaria de conhecer o Norte, numa viagem de apenas 7 dias.

    No caso, minhas dúvidas são mais logísticas:

    1- vcs indicariam alguma empresa específica para o aluguel de carros?
    2- Durante a viagem, vcs utilizaram o pacote de dados de internet de operadora brasileira para se guiar ou operadora local?

    Abraço,

    Bento

    1. Olá Bento, como vai? Super obrigada pelo elogio, fiquei bastante feliz! Em relação a empresa para o aluguel de carros, nós optamos pela Europcar, que na época foi a que apresentou o valor de diária mais atrativo. Já em relação ao pacote de dados de internet… Bom, nós não tínhamos nenhum pacote de dados de internet! Hehehehehehehehe! As estradas são tão bem sinalizadas, que nós realmente não vimos necessidade de contratar nenhum serviço desse tipo. O máximo que fazíamos éramos salvar offline a rota que traçávamos para dia e consultá-la quando víamos necessidade. Abraços, Thelma

  7. Oi Thelma, tudo bem?
    Estou planejando uma viagem por Portugal, começando em Lisboa e terminando em Porto, cerca de 15 dias de viagem, passando pelas cidades: Caiscais, Sintra, Óbidos, Fátima, Coimbra, Aveiro, Gouveia e Porto. Qual melhor caminho? Obrigada e adorei o post

    1. Olá Larissa, tudo bem com você? Você já está com o roteiro pronto, viu? Todas as cidades listadas são bem seguidas umas das outras e se encaixam perfeitamente num roteiro de 15 dias. Como você irá fazer muitas paradas no caminho entre as duas cidades principais cidades do país, não conseguirá começar em uma autoestrada e seguir somente por ela, viu? De Lisboa para Cascais, por exemplo, você deverá seguir pela A5. Já de Cascais para Sintra pela A16 e de Sintra para Óbidos pelas A9 e A8. Se você não for locar um GPS junto do carro, recomendo que você monte seu roteiro com ajuda do Google Maps mesmo. Salvando o traçado offline, você poderá utilizar o mapa e seguir pelo melhor caminho mesmo sem conexão com internet. Abraços e boa viagem! Thelma

  8. Boa tarde, viajaremos para Portugal em maio de 2017 e ficaremos 24 dias, estou muito ansiosa e adorei o roteiro de vocês. Gostaria de tirar algumas dúvidas, chegaremos direto em Lisboa e quero muito conhecer a região do Algarve, vi alguns comentários para irmos de trem, achei ótima a idéia, lá precisaremos de carro para conhecer as praias??
    Queremos conhecer a Serra da Estrela, o roteiro para lá ficará melhor saindo de onde??, e também pretendemos ir para Funchal no final da viagem, pois sairemos de Lisboa novamente para o Brasil.
    Obrigada

    1. Olá Rosângela, como vai? Alugar um carro é sempre a melhor alternativa quando se pretende circular por tanto tempo dentro de um destino,viu? Foi exatamente isso que fizemos em Portugal e recomendamos 100%! Acredito que essa seja a melhor opção também para o seu caso, já que assim você terá uma mobilidade maior entre as praias do Algarve e depois quando seguir rumo ao norte no país também. Para conhecer a Serra da Estrela, considere Belmonte como ponto de partida, podendo inclusive se hospedar na cidade durante todo o período em que estiver desbravando a região. A cidade é uma graça e possui pousadas e hotéis bem charmosos! Abraços, Thelma

  9. Oi ! Eu e meu marido estamos com vontade de visitar Portugal, talvez Lisboa. Temos o período de 12 dias, apartir de 10 de janeiro, gostamos de caminhar, observar arquitetura, de tomar vinho e gostaríamos de alugar um carro! É muito frio esta época, qual roteiro tu sugeres , e nossa primeira vez na Europa , qual nosso início , qual aeroporto e qual hotel legal mas não caro ficar … Obrigada pela ajuda
    Luciane

    1. Oi Luciane, tudo bem? Então, Portugal é sempre uma boa opção, viu? Janeiro ainda é inverno na Europa, mas o frio costuma ser bem menos rigoroso com a nossa “matriz” do que com os demais países situados mais ao leste do continente. Mas doze dias somente em Lisboa é muita coisa, OK? A cidade é incrível, repleta de atrações, mas você consegue incluir outros destinos portugueses aí, viu? Se você preferir permanecer em Lisboa durante esse dias, não há necessidade de alugar um carro, mas caso você decida por circular pelo país, aí sim essa será uma boa opção! Saindo do Brasil, você desembarcará no Aeroporto Humberto Delgado, também chamado de Aeroporto de Lisboa ou Aeroporto da Portela. Já em relação ao hotel, tudo depende muito do que vocês buscam. Lisboa é uma cidade grande e vocês podem se hospedar em bairros mais ou menos turísticos, em hotéis de rede ou não etc.
      Abraços,
      Thelma

  10. Olá!
    Vamos para Portugal em novembro em 6 irmãs, ficaremos lá
    10 dias. Não queremos um roteiro corrido, apenas o mais
    imperdível e que inclua Fátima. O que vocês nos sugerem de
    roteiro e transporte. Agradecemos muito .Bjs

    1. Oi Maria Isabel, tudo bem? Um roteiro de 10 dias contemplando Lisboa, Fátima e Porto não é nada corrido, viu? Como mencionamos no post sobre roteiros de viagem por Portugal, o ideal é que vocês se foquem nas duas maiores cidades do país (Lisboa e Porto) e encaixem Fátima no itinerário, por exemplo. Entre Lisboa e Porto existem muitas outras pequenas cidades interessantes como Nazaré, Braga, Guimarães, Aveiro, Coimbra, mas eu sinceramente acredito ser mais vantajoso para vocês fazer tudo com bastante calma, curtindo muito! Sobre o transporte, existe alguma possibilidade de vocês locarem um carro? Porque vocês até poderiam seguir de trem, mas nenhum outro tipo de condução lhes daria tanta autonomia quanto um automóvel! Abraços,
      Thelma

  11. Boa noite, Thelma e Tadeu!

    O Blog está espetacular, e a postagem nos ajudou muito a planejar a nossa viagem! Obrigado!

    Eu e minha noiva vamos dia 20 de novembro para Lisboa, e chegamos às 11h lá. Vamos passar nossa Lua-de-Mel lá e em Paris. Pretendemos passar o dia 20, 21 e 22 em Lisboa. No dia 23 vamos de carro para Porto, onde ficaremos até o dia 25. No dia 26, logo cedo, pegamos um avião para Paris.

    Queríamos tirar algumas dúvidas com vocês:

    1 – Vale mesmo a pena irmos de carro, ou vocês acham que para essa viagem o trem seria mais adequado?

    2 – Estamos pensando em, ao viajar para Porto, dar pequenas paradas nas cidades próximas, isso vale a pena? Se sim, quais cidades vocês recomendam que paremos, ainda que rapidamente, para conhecermos?

    Caso vocês tenham alguma sugestão, seria muito bom recebê-la, pois estamos organizando a viagem agora.

    Mais uma vez, parabéns pelo o Blog, que ficou muito legal!

    1. Oi Lucas, tudo bem? Fico feliz em saber que os meus posts ajudaram vocês de alguma forma! Tenho certeza absoluta que vocês irão aproveitar bastante! Vamos às suas perguntas?

      1 – Carro, sempre carro, viu? Portugal é lindo e vocês vão querer fazer vááááááárias paradas no caminho, facilidade que um trem não ofereceria a vocês!

      2 – Entre Lisboa e Porto vocês poderão conhecer Sintra, Óbidos (cidade murada incrível), Coimbra (Biblioteca Joanina), Guimarães (cidade muito charmosa), Aveiro (Veneza portuguesa) e Fátima (santuário católico).

      Voltem para contar como foi tudo, hein?
      Beijo grande,
      Thelma

  12. Boa noite!
    Estou planejando minha viagem à Portugal para Maio/2017. Eu, meu esposo e meu filho de 14 anos.
    Alugaremos um carro para irmos ao sul de Portugal, conhecendo as praias…
    Como você sugere esse roteiro? Teremos 12 dias, sendo 10 livres.
    Não sei se é mais fácil fazermos uma cidade “base” ou nos hospedar em cada cidade que visitarmos…
    Agradeço desde já.

    Abs

    Graciandra

    1. Olá Graciandra, tudo bem? O Algarve é a região mais ao sul de Portugal e conta com 16 cidades espalhadas pela costa. Faro é a principal cidade da região, mas a gente recomenda que você se hospede em Lagos ou Albufeira – onde as praias são bonitas e a vida noturna animada. Em teoria seria muito fácil percorrer diariamente a costa toda em busca das melhores praias, já que a distância entre Lagos a Tavira é de 114km, mas escolher duas ou até mesmo três cidades como base é sim o ideal. Muita gente divide o trajeto em três e opta por se hospedar em Lagos, Albufeira e Tavira. Espero ter ajudado e sigo por aqui!
      Abraços,
      Thelma

  13. Olá, parabéns pela postagem e blog! Vocês poderiam me ajudar com um roteiro para passar minha lua de mel em Portugal no período de 05 à 12/12/2016. Eu e minha noiva não temos experiencia com viagem. Inicialmente estou pesquisando passeios e excursões pelas cidades de Lisboa, Sintra, Cascais, Estoril, Fátima, Nazaré, Óbidos, Porto. Vale a pena pagar por essas excursões para conhecer essas cidades? ou melhor alugar um carro e fazer os mesmos passeios? Para esse período de dezembro, qual seria um roteiro ideal em Portugal para uma lua de mel?
    Abraços!
    Helder

    1. Helder, boa tarde! Nós sempre recomendamos que nossos seguidores se aventurem em viagens independentes, viu? Passeio em grupo pode a princípio parecer mais fácil, mas seguir o ritmo de outras pessoas e nem sempre permanecer tempo suficiente em lugares de seu interesse é muito, muito, muito triste! Ainda mais estando em lua de mel, hein? Imagina só ter que acordar as 7 da manhã para não perder o ônibus? Heheheheheehehehhe! Ninguém merece!

      Turistar em Portugal com um carro alugado é muito mais legal, muito mais prazeroso e bem tranquilo! Compartilhar o mesmo idioma ajuda bastante para quem não domina o inglês e você dificilmente terá problemas. Você embarcará aqui no Brasil dia 05/dez ou desembarcará em Portugal nesse dia? Porque sete dias não é muuuiiitooo tempo e se nós ainda tivemos que excluir o dia da ida e o da volta sobrará menos tempo ainda! Mas se considerarmos sete dias inteiros, o roteiro indicado por você é super prático e fácil, viu? Comece em Lisboa e vá subindo até Porto, com paradas em Sintra, Cascais, Estoril, Fátima, Nazaré e Óbidos. Se você for deixar Coimbra de fora do seu roteiro, vá margeando o litoral e inclua parada em Aveiro, viu? A cidade fica entre Nazaré e Porto e é incrível!

      Se tiver mais alguma outra dúvida, seguimos por aqui!

      Abraços,

      Thelma

      Lisboa, Sintra, Cascais, Estoril, Fátima, Nazaré, Óbidos, Porto

  14. Olá, bom dia! Parabéns pela postagem e blog! Vocês poderiam me tirar uma dúvida? Pra quem optar por ônibus ou trem de Óbidos a Porto, é tranquilo??

    1. Olá Anderson, tudo bem? É bem tranquilo sim, viu? E das duas opções levantadas por você, seguir de ônibus é a melhor delas – já que a estação de trem fica um pouco mais distante da Porta da Vila do que o ponto de parada da Rodotejo – que é a empresa rodoviária responsável por esse percurso.
      Abraços,
      Thelma

  15. Boa noite, tudo bem? Eu e meu namorado estamos planejando uma viagem para Portugal e Espanha em novembro desse ano. Nós temos 11 dias inteiros e estamos bastante perdidos na construçao do roteiro e por isso peço, gentilmente, sua ajuda. Vamos chegar em Lisboa, na sexta dia 04 e voltamos dia 15, na terça (saida de Lisboa). Gostaríamos muito de conhecer Madrid e Toledo na Espanha e em Portugal gostariamos de conhecer Lisboa, Sintra, Fatima e Porto. Alguma sugestao de cidades que devemos conhecer obrigatoriamente? Peço sua ajuda de sugestoes de percussos mais viaveis nesse trajeto. Nós alugamos um carro para locomoçao dos trajetos. Fico muito grata com sua ajuda. Nesse periodo é muito frio? Pretendemos ficar noivos nessa viagem, tem alguma ideia de qual cidade seria mais romantica? Muito obrigada

    1. Olá Lorena, como vai?

      Madrid e Toledo ficam distantes mais de 600km de Porto (cinco horas de carro, seis de trem ou uma de vôo). Independente do meio de transporte escolhido, já exclua dois dias do seu período de viagem – sendo um para ir e outro para retornar à Lisboa – que é de onde sai o seu vôo de volta para o Brasil. Pode parecer exagero, mas dependendo do horário em que você voar de Porto para Madrid, você deverá fazer check out do hotel até as 12h, os aeroportos normalmente não são centrais, vocês deverão chegar no aeroporto com uma hora de antecedência, torcer para que não aja nenhum atraso…

      Considerando então que vocês tem entre 9 e 10 dias inteiros, comece em Lisboa e vá subindo até Porto, com paradas em Sintra, Cascais, Fátima, Nazaré e Óbidos. Vá margeando o litoral e inclua parada em Aveiro. A cidade fica entre Nazaré e Porto, é muito charmosa e uma ÓTIMA opção para o seu noivado acontecer! Quero ver fotos depois, viu? E será que você não consegue seguir de Madrid de volta para o Brasil? Assim você poderia voar de Porto até a capital espanhola, passar os dias que restam por lá e dali mesmo retornar ao Brasil, sem precisar novamente parar em Lisboa.

      Em relação ao clima, o outono é a época mais chuvosa do ano em Portugal, com temperaturas que variam entre 15ºC e 20ºC. Frio, mas nada insuportável! Talvez a chuva te incomode mais do que a temperatura!

      Se tiver mais alguma dúvida, estamos aqui!

      Abraços,

      Thelma

  16. Olá!
    Estou planejando com uma amiga roteiro de até 7 dias em fevereiro 2017 para Portugal, pensei em Porto, Lisboa, Sintra e Fátima.
    Qual a dica de vocês?
    Obrigada !!

    1. Oi Vanessa, tudo bem? Um roteiro de 7 dias passando por Porto, Lisboa, Sintra e Fátima é bem corrido, mas possível de ser realizado sim. Como o Tadeu já mencionou no post sobre roteiros de viagem por Portugal, o ideal é que você se foque nas suas duas maiores cidades do país (Lisboa e Porto) e encaixe uma parada rápida (ou uma pernoite, por exemplo) nas outras duas. Sintra está distante apenas 30 km de Lisboa e você poderá passar uma manhã ou uma tarde conhecendo-a antes de seguir para Fátima, onde você poderá pernoitar – assim você ganha tempo e já desperta no dia seguinte na cidade do Santuário. Tão logo finalize a visita em Fátima, você finalmente poderá seguir para Porto, distante pouco menos de 200km dali.
      Abraços,
      Thelma

  17. Olá !!! Encontrei hoje o site! Show, fantástico! Estou com viagem marcada para setembro ficarei em Lisboa 5 dias , estarei com meus pais de 80 anos. Surgiu uma ideia de fazer um bate volta para Porto. De avião , acha q compensa passar o dia no Porto ? Gostaria de visitar uma vinícola qual me indicaria de fácil acesso. E quais outros passeios fazer? Quanto a aluguel de carro, acha que somente com a carteira brasileira , consigo alugar o carro? Obrigada!

    1. Olá Margareth, tudo bem? Porto está distante de Lisboa pouco mais de 300km e nós sinceramente acreditamos que a cidade tem muito mais para oferecer do que um simples bate e volta, além da viagem ser extremamente cansativa (ainda mais estando em companhia de idosos), viu? Mesmo que você saia bem cedo da capital e retorne já no período da noite, você invariavelmente gastará seis horas do seu dia somente no trajeto. O fluxo de trens e aviões fazendo esse percurso é bem alto e enquanto o trem leva três horas tanto para ir como para voltar, os aviões levam aproximadamente uma hora de viagem ligando as duas cidades. Mas considerando que você deverá chegar com uma hora de antecedência no aeroporto tanto na ida quanto na volta e que ambos os aeroportos não ficam exatamente nos centros de suas respectivas cidades, acreditamos que você não ganhará tanto tempo assim se decidir ir de avião.

      Em relação as vinícolas, as caves de vinho do Porto que estão localizadas em Vila Nova de Gaia (cidade que beira o outro lado do rio Douro) são as de mais fácil acesso: basta atravessar a Ponte Dom Luís I, que as primeiras já estarão localizadas logo ali. Ramos Pinto, Ferreira e Sandman são as mais populares entre os turistas e estão abertas para visitação praticamente o ano todo.

      Sobre o aluguel de carro, a própria carteira de motorista que você usa no Brasil também te habilita a dirigir legalmente em Portugal pelo período de até 6 meses a partir da sua data de chegada, não sendo necessária a emissão de nenhuma autorização especial para que isso aconteça. Basta que ela esteja, claro, dentro da validade.

      Super obrigada pela visita! Seguimos a sua disposição!

      Thelma

  18. Olá, quero conhecer Portugal com minha mãe , de 73 e minha filha de 9 aninhos. Queria sugestão de cidades que não podemos deixar de conhecer, nossa viagem terá entre 13 e 15 dias . Tenho algumas vontades , Lisboa , Porto , Fátima , Coimbra, Sintra . Qual a melhor ordem e roteiro ?? É difícil eu dirigir em Portugal ??
    Agradeço

    1. Oi Ana, tudo bem?
      Dirigir em Portugal é muito tranquilo e eu recomendo. É, na minha opinião, a melhor forma de se conhecer o país!
      Para os seus 13-15 dias, eu sugeriria um roteiro bem próximo do que fizemos, saindo de Lisboa e chegando até o Porto, com várias paradas e bate-voltas no caminho. A ordem seria: Lisboa (com bate-volta em Cascais / Estoril) > Sintra > Óbidos > Leiria (com bate-volta em Fátima) > Coimbra > Porto (com bate-volta em Guimarães e Braga).
      Espero ter ajudado e qualquer dúvida, estou a disposição!
      Um abraço,
      Tadeu

  19. Dicas excelentes para turismo em Portugal.
    Estou planejando dentro das dicas de vcs. Duvidas: gostaria de fazer de Lisboa até o norte. Qual o melhor transporte para ir conhecendo? Ninguém da família dirige!!!!! Gostaríamos de ir parando….
    Obrigada

    1. Olá Lena, tudo bom?
      Eu ia falar que o melhor transporte é o carro! Hehehe! Mas como ninguém dirige, uma opção é ir fazendo os trajetos de trem. Portugal não é exatamente um país conhecido pelo seu sistema ferroviário, mas como o país é pequeno, não é difícil se locomover pelos trilhos.
      Outra opção é contratar um tour privado, no qual você poderá montar um roteiro exatamente como quiser, parando nas cidades e no tempo que preferir.
      Espero ter ajudado!
      Um abraço,
      Tadeu

  20. Estou montando minha viagem de 16 dias entre espanha e portugal. chego em barcelona e vou embora por lisboa. Segue formato atual, por favor, opine!!!
    4 barcelona
    2 sevilha
    4 madrid, sendo 1 toledo
    2 porto
    1coimbra ou obido
    3 lisboa, sendo 1 sintra.

    Vc acha a distribuicao boa? qual ficaria melhor, coimbra ou obidos? E como faria o transporte em portugal?
    obrigado

    1. Olá Lucas, tudo bem?
      Você não comentou como se locomoverá na Espanha. Supondo que seja de carro, me parece que Sevilha está um pouco “fora de mão” no seu roteiro. Minha sugestão seria fazer Barcelona > Madri > Porto > Coimbra > Óbidos > Lisboa. Com os dias que saíram de Sevilha, colocaria um em Óbidos (já resolvendo a sua dúvida) e mais um em Lisboa.
      Em Portugal a melhor opção é alugar um carro. Você não terá problemas em alugar no Porto e devolver em Lisboa.
      Se puder ajudar em algo mais é só avisar!
      Um abraço,
      Tadeu

  21. Olá! Estou planejando fazer essa sugestão de roteiro de 10 dias em outubro, adorei as sugestões! Minha dúvida é quanto à reserva de hotéis, recomendam já viajar com todas as reservas feitas, em todas as cidades, ou seria tranquilo sair com reserva apenas em Porto e Lisboa e tentar os pernoites nas demais cidades apenas chegando nos hotéis durante o trajeto?

    1. Oi Vitor, tudo bem?
      A chance de você ter problemas e não encontrar um lugar para ficar são mínimas, viu? Primeiro porque 100% de lotação da rede hoteleira de qualquer cidade no mundo é algo tão raro quanto um eclipse solar duplo e segundo porque outubro não é mais alta temporada. Se você não tiver nenhuma grande exigência (quarto de frente para o mar, banheira de hidromassagem, restaurante 24 horas…), dificilmente terá problemas!
      Abraços e boa viagem!
      Thelma

  22. Ola amigos!!! Vou passar 15 dias em Portugal. Inicialmente ficar 3 dias em Lisboa e conhecer ate Sintra de trem e depois alugar carro e seguir rumo ao Norte ate se possivel ate estrela. Penso em dar a volta completa e escolher melhores pontos para esse percurso em 7 a 8 dias. Penso ir a Madeira em 2 dias e fazer um bate e o volta a Roma de avião. Não sera facil mais vou tentar. Se tiverem sugestões, agradeço. Abs Carlos

    1. Olá Carlos! Tudo bem?
      Infelizmente nós não fomos à Ilha da Madeira, mas é sempre uma opção! É um voo de cerca de 1h50min saindo de Lisboa, bem tranquilo.
      Para o seu roteiro eu indicaria 3 noites em Lisboa (sendo 1 bate-volta para Sintra de trem), 3 noites na Ilha da Madeira, depois pegaria o carro e faria 1 noite em Óbidos, 2 noites em Coimbra, 2 noites em Manteigas (na região da Serra da Estrela) e 3 noites no Porto, voltando de carro direto para Lisboa (~4h de carro).
      Eu particularmente deixaria Roma para uma outra oportunidade, ficaria bem apertado… Mas se fizer muita questão, infelizmente terá que optar por deixar algum destino de Portugal de fora: ou Ilha da Madeira ou Óbidos/Coimbra/Manteigas ou Porto. :)
      Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar!
      Abraços!
      Tadeu

  23. Olá Antônio! Olá Pessoal!!Poderiam me ajudar…passarei 10 dias inteiros (descontando dias de viagens) em Portugal chegando e saindo de Lisboa. Gostaria de sugestões de cidades (incluindo Fátima) para seguir uma rota direta com saída e retorno para Lisboa passando por lugares e caminhos diferentes. Além de Lisboa e Porto quais cidades poderia hospedar bem?

    1. Oi Gislaine!
      Minha sugestão de roteiro para a sua viagem seria: 3 noites em Lisboa, 1 noite em Óbidos, 2 noites em Leiria (para visitar Fátima e o Mosteiro da Batalha), 3 noites em Porto e 1 noites em Coimbra, voltando para Lisboa. Assim você consegue ir por um caminho e voltar por outro!
      Praticamente todas as cidades possuem boas opções de hospedagem, isso não é um problema em Portugal.
      Espero ter ajudado, mas se puder ajudar em algo mais é só avisar!
      Um abraço!
      Tadeu

  24. Prezados gostaria de dicas de hotéis no Porto e Lisboa para quem vai ficar nesses lugares e passear nas cidades mais próximas obrigada Jane

    1. Olá Jane, tudo bom?
      A gente tem um post com todos os lugares que nós nos hospedamos em Portugal, veja aqui!
      Em Lisboa, a dica é ficar no bairro da Alfama, ideal para você circular pela cidade. Caso esteja de carro, lembre-se de procurar por um hotel com estacionamento.
      Já no Porto a gente optou pelo conforto básico do Ibis Porto Centro, ótima opção tanto para passear pela cidade (já que fica no centro) como para quem vai fazer bate-voltas pela região.
      Caso tenha qualquer outra dúvida é só avisar!
      Abraços,
      Tadeu

  25. Olá! Eu e meu noivo iremos passar 11 dias em Portugal no mês de Outubro. Será o destino da nossa Lua de mel!
    Iremos começar a viagem e Porto e finalizaremos em Lisboa – depois seguiremos para Espanha. Temos algumas dúvidas… rs. Em relação a hospedagem, inicialmente planejamos ficar hospedados apenas em Porto e Lisboa e fazer várias viagens bate-e-volta. É a melhor opção? Há alguma cidade entre esses pontos que valha a pena a hospedagem para aproveitarmos a noite?
    Pensamos em passar 2 dias em Porto; 1 dia em Coimbra; 1 dia em Braga/Guimarães; 2 dias em Sintra; 3 dias em Lisboa; 1 dia em Cascais/Estoril e 1 dia em Évora. É o suficiente? Há algum lugar que mereça mais ou menos tempo?
    Obrigada!

    1. Oi Marina!
      Lua de mel em Portugal? Que delícia! Tenho certeza de que aproveitarão muito! :)
      Sobre o seu roteiro e as cidades que quer visitar, fazer bate-voltas de Porto e Lisboa é sim uma opção. Mas como Portugal é um país muito pequeno, a minha opinião é que melhor sempre ir “seguindo em frente” ao invés de “ir e voltar”! E, não sei se estavam pensando nisso, mas alugar um carro para fazer esse trajeto todo definitivamente é a melhor opção.
      Minha sugestão para os seus 11 dias (considerei 10 noites) seria essa, veja o que acha:
      – 3 noites no Porto (1 dia de bate-volta a Guimarães e Braga)
      – 1 noite em Coimbra
      – 1 noite em Óbidos
      – 5 noites em Lisboa (1 dia de bate-volta a Sintra, 1 dia de bate-volta a Cascais/Estoril e 1 dia de bate-volta a Évora)
      Caso tenha mais alguma dúvida é só avisar!
      E felicidades no casamento de vocês! :)
      Abraços,
      Tadeu

  26. Amigos,
    Gostaria de uma sugestão de roteiro partindo de Porto.
    Irei ficar 28 dias, alugar um carro para todo o período, se possível conhecer dois ou três locais da Espanha.
    Fico no aguardo das sugestões.

    Obrigado
    Nelson

    1. Olá Nelson, tudo bem?
      Ótima ideia a sua viagem de 28 dias por Portugal + Espanha, tenho certeza de que é possível fazer ótimos roteiros saindo do Porto.
      Neste seu caso, como você está começando o roteiro do zero, sugiro dar uma olhada no nosso serviço de Consultoria de Viagem (aqui!).
      Caso decida montar o roteiro sozinho e tenha alguma dúvida mais pontual é só falar! :)
      Um abraço!
      Tadeu

  27. Estamos pensando em ir a Portugal, uns 8 dias, achei muito interessante seus roteiros, mas nenhum tinha uma visita a Ilha da Madeira, que seria meu ponto “favorito” em Portugal. Vocês chegaram a ir pra Ilha??

    1. Oi Vanessa, tudo bom?
      Infelizmente não fomos à Ilha da Madeira, mas certamente não será difícil incluí-la no seu roteiro de 8 dias. Talvez para não ficar muito corrido, eu faria apenas Lisboa + cidades próximas (Cascais, Estoril e Sintra) (5 dias) e a Ilha (3 dias).
      Me avise se puder te ajudar em algo mais!
      Obrigado e abraço,
      Tadeu

  28. Rodrigo, tudo bem? Eu, minha irmã e uma amiga, iremos em setembro por 1 mes a Portugal. Em Lisboa ficaremos por 5 dias e depois gostaríamos de conhecer cidades entre Lisboa e o Porto (Fátima, Nazaré, Braga, Guimarães, Aveiro, Nazaré, Coimbra, etc), talvez uns 20 dias. Qual o melhor roteiro? de carro ou de trem? Os hoteis podem ser simples ou médios.O que vc nos aconselha?Podemos ficar baseadas no Porto e conhecer essas cidades? Um abraço.
    Tania

    1. Olá Tânia, tudo bom? Viagem de 1 mês em Portugal é sempre uma boa ideia! :)
      Para o seu roteiro, que vai passar por todo o país, minha sugestão é fazer de carro. Só assim você terá a flexibilidade para fazer na ordem que quiser, nos horários que quiser, mudando o que for necessário durante a viagem. Eu não ficaria baseado em Porto, prefiro fazer um roteiro mais “linear”, saindo de Lisboa e terminando em Porto, com paradas no meio do caminho.
      Sobre o roteiro e os hotéis, vou lhe enviar um e-mail para falarmos, ok?
      Obrigado pela visita!
      Abraço,
      Tadeu

  29. Parabens pelas dicas pois serao muito uteis para minha viagem que farei em outubro com minha esposa. A principio vou fazer o seguinte roteiro….Lisboa/Evora/Sevilha/Merida/Caceres/Coimbra/Porto e finalmente Lisboa.
    Alguma sugestao ? sairemos dia 12 e voltaremos dia 29.
    obrigado

    1. Olá Carlos! Que bom que as dicas foram úteis para a sua viagem de outubro! O seu roteiro ficou bem legal, vão rodar bastante por Portugal e Espanha, né? Eu tenho duas sugestões que vão depender de quantos dias livres vocês terão: uma delas é fazer um bate-volta ao Santuário de Fátima e ao Mosteiro da Batalha a partir de Coimbra, já que ambas as atrações ficam na mesma direção (ao sul) dá para fazer no mesmo dia! A outra é também um bate-volta, até as cidades de Braga e Guimarães saindo do Porto; ambas estão ao norte da cidade e você irá rodar pouco mais de 200km (ida e volta). São passeios bem interessantes que certamente deixarão sua viagem ainda mais completa! Se eu puder ajudar em algo mais é só falar.

  30. Ola bom dia !!! estou indo a portugal ficarei 10 dias em lisboa , que ja tenho um roteiro e gostaria de um roteiro para o porto tambem por 10 dias !!! obrigada

  31. Oi Tadeu, tudo bem? Estamos pretendendo ir a Portugal no início de maio/2016, passar uns 15 dias. Adorei o seu roteiro, mas pretendo ir à Fátima e não tenho muito interesse em praia. O que realmente curto nas viagens é conhecer os costumes e comidas locais, visitando feiras, restaurantes frequentados pelos moradores, etc. você teria algumas dicas para nos dar?

    1. Olá Marcia, tudo bom?
      Maio é um ótimo mês para visitar Portugal, tenho certeza de que irá adorar! Sobre o seu roteiro, como você não gosta muito de praias, sugiro esquecer a região do Algarve, começar direto em Lisboa e seguir pelo nosso roteiro até o Porto.
      Nós visitamos o Santuário de Fátima a partir de Leiria (acabei de atualizar o post, obrigado!) e é bem tranquilo, são pouco mais de 30km.
      Para que você aproveite mais os costumes locais, minha sugestão seria ficar mais alguns dias no Porto, que é uma cidade encantadora e na qual você certamente poderá aproveitar a sua rotina dos seus moradores.
      Espero que aproveite a viagem e depois volte aqui para nos contar como foi! :)
      Um abraço,
      Tadeu

  32. Gosto de planejar minhas viagens com calma e fazer meus roteiros sem as loucuras que muita gente faz, onde no final da viagem, mal nos lembramos dos lugares por onde passamos!
    Exatamente por isso, quero conhecer Portugal e escolher apenas mais uma ou 2 cidades da Espanha, e deixar para conhecer melhor a Espanha em uma outra oportunidade.
    Nossa próx. viagem de férias será entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017, mais ou menos 15 noites. É suficiente? E qual ou quais 1 ou 2 cidades da Espanha devo escolher? Quantos dias nessa uma ou 2 cidades? Obrigada!

    1. Oi Sandra!
      Concordamos plenamente com você: nada melhor do que viajar com calma e visitar menos destinos de forma mais completa!
      Para a sua viagem de 15 noites no final deste ano, nossa sugestão é, se possível, ficar somente em Portugal. Nós fizemos o país em 17 dias e foi maravilhoso, sem pressa, fazendo muitos passeios “bate-volta” (também sem pressa, claro!) para atrações que alguns roteiros mal sabem que existem. Vale muito a pena, eu garanto!
      Mas caso queira incluir a Espanha, nossas sugestões de cidades seriam Madri e Barcelona. Primeiro pois são as principais cidades do país e segundo pois você tem voos diretos entre as duas e Lisboa e Porto, ou seja, não perderá tempo em deslocamentos! Em cada uma delas, pelo menos 3 noites seriam o ideal para, novamente, fazer tudo com calma e sem pressa!
      Espero que tenha ajudado, fico a disposição caso queria trocar mais algumas ideias de roteiro! :)
      Um abraço,
      Tadeu

  33. Todos roteiros são interessantes, na verdade gostariamos de fazer o de 17 dias por Portugal, pais de nossa predileção,vamos aguardar mais tempo, reunir condições
    e partirmos para nossa grande aventura.

    1. Olá Antonio!
      Que bom que gostou das nossas sugestões de roteiros! O nosso de 17 dias ficou bem completo, adoramos tê-lo feito pois, assim como você, Portugal sempre nos atraiu bastante. Esperamos que tenha tempo e condições para realizar a sua grande aventura! E se precisar de mais informações sobre o país, conte conosco!
      Um abraço,
      Tadeu

  34. Passeio maravilhoso. Ótimas dicas. Só uma dúvida. Como chegaram na região do Algarve? Sairemos do Rio de Janeiro. É melhor ir de avião ou pegar um trem de lisboa?

    1. Olá Rodrigo, tudo bom?
      Fico feliz que tenha gostado do post dos roteiros de Portugal! :)
      Como a gente começou o nosso roteiro pela região do Algarve achamos mais prático ir de avião logo depois da chegada em Lisboa. Ou seja, nem desembarcamos na cidade, fomos direto do voo anterior para o voo Lisboa x Faro (que demora cerca de 45min, é bem tranquilo). Esta é uma opção bacana caso você opte por também começar pelo Algarve assim como fizemos.
      Caso você faça Lisboa primeiro e depois vá para Faro, outra opção interessante é o trem, que demora pouco mais de 3 horas. Como aqui no Brasil infelizmente a gente praticamente não tem trem de turismo, o trajeto em si acaba sendo também um passeio!
      Espero ter ajudado e qualquer dúvida nos escreva novamente!
      Um abraço,
      Tadeu

  35. Vou viajar para Portugal ,
    Gostaria de saber:
    Qual o melhor mes para viajar para la?
    Farei o roteiro chegando em Lisboa.
    Gostari de incluir fatima no roteiro é possivel?
    Obrigada
    Mires

    1. Olá Mires, tudo bem com você? Portugal não é frio como a maioria dos seus vizinhos (como Alemanha, Holanda e Reino Unido) e felizmente pode ser visitado praticamente durante do ano. De qualquer forma, é importante que você saiba que durante o verão (especialmente junho, julho e agosto) as temperaturas podem chegar a 40ºC e as cidades ficam lotadas de turistas. Em contrapartida, apesar de o inverno não chegar a assustar, as temperaturas mínimas podem preocupar os mais sensíveis. Tente organizar então sua viagem à Portugal durante a primavera (abril e maio) e o outono (outubro e novembro): temperaturas amenas e atrações turísticas não abarrotadas de gente. E sobre Fátima, por estar localizada a 127 quilômetros de Lisboa, uma viagem de bate e volta é bastante comum e acessível. Você não terá grandes problemas ao encaixa-la no seu cronograma. Espero ter ajudado!
      Abraços e boa viagem!
      Thelma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *